Home Eventos9º Prêmio Zumbi de Cultura comemora o Dia Nacional da Consciência Negra

9º Prêmio Zumbi de Cultura comemora o Dia Nacional da Consciência Negra

by Paloma Morais

Com preços populas (ingressos a R$2,00 – inteira), dia 20 de novembro, o Grande Teatro do Sesc Palladium recebe a nova edição do Prêmio Zumbi de Cultura, onde a organização, a Cia Baobá Minas, comemora o Dia Nacional  da Consciência Negra.

A premiação é distribuída nas seguintes categorias: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política; o Prêmio Zumbi de Cultura tem o intuito de homenagear pessoas que se destacam nos campos das artes, política e cultura negra, em Minas e no Brasil.

Na solenidadeatrações como Conversamba, que reverencia a comunidade da Pedreira Prado Lopes, na Lagoinha, apresenta músicas autorais que abordam a formação do bairro e a valorização do samba na comunidade. Também estarão presentes, Mestre Conga, Mestre Lagoinha e Mestre Ronaldo (Coisa Nossa), sambistas antigos da cidade que lutam pela valorização e memória do samba. Dona Yolanda e Denísia, aumentam o volume e dão força às vozes femininas. A noite é embalada ainda por Edson Babu, Carlos Afro, Cia Baobá Minas e Afoxé Bandarerê.

Pensar a ocupação cultural, o fazer artístico, a correspondência entre os artistas na busca de ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro-brasileira têm sido a prioridade do Prêmio Zumbi de Cultura.

O projeto é idealizado por Júnia Bertolino – Cia Baobá Minas, o prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos. Este projeto é realizado através de parcerias com grupos culturais da cidade, com o apoio do Sesc Palladium, Secretaria Municipal de Cultura, Gerdau –  Museu das Minas e do Metal e Diretoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

Sobre a Companhia Baobá Minas: criada em 1999, por Júnia Bertolino, a Companhia busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira no intuito de trazer para o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez.

Além disto, mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.

 

SERVIÇO: 

Ø  Solenidade do IX Prêmio Zumbi de Cultura pela Cia Baobá Minas e Grupos Culturais
20 de novembro – 19h
Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro
Entrada: R$ 2,00 (dois reais) inteira

 Atrações:

 – Mestre Conga, Mestre Lagoinha, Mestre Ronaldo (Coisa Nossa), Dona Yolanda, Denísia, Conversamba, Edson Babu, Carlos Afro, Cia. Baobá Minas e Afoxé Bandarerê.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.