Você sabia que existem aproximadamente 300 chilenos morando na nossa cidade? – Os dados são do Consulado do Chile – e Belo Horizonte vai sediar a 2ª edição da Festa Chilena neste fim de semana, no Barro Preto, das 10h às 20h. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site. A primeira edição foi realizada ano passado e despertou o interesse das pessoas e esta edição promete ampliar o público com suas atrações.
O evento apresentará os costumes, cultura e gastronomia do país, em uma grande festa popular com comidas, bebidas, músicas e danças típicas. Entre os quitutes, encontram-se as já conhecidas empanadas, choripanes (uma versão do pão com linguiça), anticuchos (carne no espeto), pastel de choclo (espécie de escondidinho de milho), sopaipillas, chorrillanas e uma grande variedade de sobremesas que vão encantar o público. Entre as bebidas, a dica é experimentar o drink Terremoto – muito tradicional no país – feito com vinho branco adocicado, o pipeño. Há também o famoso pisco, as cervejas artesanais e uma carta de vinhos selecionada especialmente para a ocasião que ressalta as uvas carménère, merlot, cabernet sauvignon e pinor noir.
Para animar o público, a Festa Chilena apresenta a Banda de Bronces San Pedro, da cidade de Valparaíso, conhecida pelo som potente de seus trompetes, trombones, tubas e percussões e seus agitados ritmos andinos. Também está prevista uma apresentação especial de Cueca, considerada a dança nacional do Chile, feita pelo casal Alini Benzatti e Javier Riquelme, que conquistou o campeonato mundial de Cueca na Argentina.
2ª edição da Festa Chilena
Data: 15 de setembro – sábado
Horário: 10h às 20h
Local: Rua Tenente Brito Melo (Rua da Filarmônica) – Barro Preto
Retirada de ingressos: disponível no site do Sympla a partir de 12/09 – https://www.sympla.com.br