Domingo, 19 de agosto, é dia de celebrar o congado de Minas Gerais, passando pelas ruas do bairro Prado. A partir das 10h, o tradicional “Festejo do Tambor Mineiro” – criado em 2002, reúne guardas e irmandades do Rosário, grupos percussivos e artistas para celebrar a cultura reinadeira/congadeira e a influência banto na música produzida no país, no estado e na cidade. Nesta edição, o evento conta com participação especial da cantora Mart’nália. O ponto de encontro é a Rua Ituiutaba, 339 – Prado. A entrada é gratuita e pede-se doações de 1kg de alimento não-perecível que serão destinadas aos festejos das irmandades do Rosário.
“A região onde hoje se encontra BH já abrigava festejos de reinados/congados desde as fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey, tradição que também migrou com a mão-de-obra operária, que veio do interior para a construção da nova capital. Atualmente, centenas de guardas e irmandades realizam seus festejos ao longo do ano, nas bordas da cidade, cumprindo por meio de visitas mútuas o ciclo anual do Rosário. É com muita alegria que o Festejo do Tambor Mineiro participa desse ciclo, convidando a todos para celebrar a cultura banto-mineira e para louvar Nossa Senhora do Rosário, os demais santos do panteão reinadeiro/congadeiro, as nações africanas e os antepassados”, contextualiza Mauricio Tizumba.
O “Festejo do Tambor Mineiro” é realizado, anualmente, sempre no terceiro domingo de agosto. Fazem parte da programação apresentações e cortejos de grupos percussivos, feira de artesanato, praça de alimentação com comida afro-brasileira e shows com artistas referência da cultura afro.
FESTEJO COM MART’NÁLIA
A cantora Mart’nália é representante do samba e da boa música, de modo geral, tendo gravado o primeiro LP em 1985. Ao longo de sua trajetória, já gravou e cantou composições de seu pai, Martinho da Vila, Vinicius de Moraes, Djavan, Candeia, Noel Rosa, Guilherme Arantes, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Moska, Caetano Veloso, Celso Fonseca, Pedro Luis, Arlindo Cruz, Ana Carolina, Chico Buarque e outros tantos artistas mundialmente conhecidos. Com o álbum “+ Misturado” (2017), ganhou o 18º Latin Grammy de melhor disco de samba. Sua discografia inclui outros nove discos e quatro DVDs.
PROGRAMAÇÃO
Manhã / Tarde
Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia
Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo do Reino de São Benedito
Guarda de Congo de São Benedito
Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São José
Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Reinado dos Arturos
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos
Irmandade Os Carolinos
Massambique Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Mercês
Tarde / Noite
Maracatu Lua Nova
Mauricio Tizumba e Oficina de Atabaque
Bloco Saúde
Manu Ranilla e Novos Pandeiros
Jeiza Fernandes e Lucas Castro
Bloco Dread Locko
Mauricio Tizumba, Grupo Tambor Mineiro com participação de Mart’nália
Bloco Tambor Mineiro
Bloco Oficina Tambolelê
SERVIÇO
Festejo do Tambor Mineiro 2018
Data: 19 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Local: Rua Ituiutaba, nº 399, Prado, Belo Horizonte – MG
Na entrada, 1 kg de alimento não perecível