Tema do desfile em 2018 será “Pinte no CarnaBrown”
Um dos expoentes do Carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas transforma a capital mineira em um pedaço de Salvador, sempre prestando tributo a música baiana. Em 2018 não será diferente. Com o tema “Pinte no CarnaBrown”, o bloco desfila na segunda de folia homenageando o músico Carlinhos Brown, que completa 40 anos de carreira.
Brown é um artista multifacetado: é cantor, percussionista, compositor, arranjador, produtor e artista plástico. Possui uma longa lista de sucessos gravados por ele e por outros intérpretes como Marisa Monte, Sergio Mendes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Shakira.
Além do inegável legado enquanto artista, ele também é engajado com causas socioambientais. Carlinhos Brown fundou em 1994 a Pracatum, uma organização sem fins lucrativos que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. O artista aponta para a necessidade de profissionalização da comunidade e resgate da herança cultural do Candeal.
Os organizadores do bloco Baianas Ozadas, Polly Paixão e Geo Cardoso, se reuniram com Brown em novembro para apresentar a proposta de homenagem, que recebeu o consentimento do artista. “Admiro muito o trabalho do Carlinhos, que é um grande ícone do carnaval e da Bahia. Ele é responsável por inúmeras criações e estéticas percussivas. O Baianas Ozadas, desde o princípio, é um difusor dessas criações. Quando estivemos em Salvador, pudemos conhecer também grande parte dos projetos da ONG Pracatum, criada por ele há mais de 25 anos e que fez uma grande transformação social no Candeal a partir da música”, conta Geo.
Homenagem com sotaque mineiro
Mineiro de Janaúba, o artista plástico Menote Cordeiro assina a identidade visual da homenagem a Carlinhos Brown. Seus trabalhos são conhecidos pela profusão de cores, jogos com texturas e referências à vida no Norte de Minas e ao Rio São Francisco. Menote presenteou Brown em novembro pelos seus 55 anos com o trabalho que será a base da identidade do bloco, emocionando o baiano.
Baianas Ozadas
O Baianas Ozadas foi criado em 2012 pelo baiano radicado em BH, Geo Cardoso, que convidou um grupo de amigos para sair como uma ala no carnaval da capital. Desde o primeiro ano, todos – homens e mulheres – se vestem com saias, turbantes e colares de baianas em reverência às tradicionais baianas, de forma bem-humorada e compondo um visual peculiar.
No ano seguinte, a ala deu origem ao bloco. E desde então, ele cresceu vertiginosamente ano a ano, se tornando o maior do carnaval de Belo Horizonte. Em 2017, o público ultrapassou o número de 500 mil pessoas. Para 2018, o Baianas Ozadas prepara um repertório com clássicos eternos do Carnaval, ritmos baianos e sucessos de Carlinhos Brown, que vão empolgar os foliões que tomam as ruas da capital mineira.
E para quem já estiver em clima de Carnaval, o Baianas Ozadas organizará aos sábados, a partir de janeiro, ensaios com artistas convidados. A organização do bloco negocia para que Carlinhos Brown seja uma dessas presenças.