Foto: Edesio Ferreira
Em um cantinho escondido do mundo, onde o tempo caminha a passos bem lentos, há uma estação de trem. Lá, as notícias chegam pelas bocas dos caixeiros viajantes. Em um dos pátios, personagens pitorescos falam sobre situações cotidianas e desejam apenas o que dá prazer. Até que aparecem Cida, Rute, Silvia, José, Simão, Maria, alguns anjos e um sedutor comerciante. Por meio da música e da dança, o grupo conta uma história que já atravessa milênios: o sentido do Natal.
O musical Estação Natal será encenado pela primeira vez na arena do prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, no sábado, dia 16 de dezembro, às 19h. Uma produção do Projeto Extramuros, do Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, o espetáculo procura ocupar espaços públicos de BH para contar de forma bem-humorada e criativa a história do Natal.
O que é o Natal?
Dezembro tem um significado especial há muitos milênios, pelo menos sete mil anos antes do nascimento de Jesus. O motivo era o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no Hemisfério Norte. A partir desse dia, o Sol começa a aparecer mais no céu, até atingir seu auge, no verão. Em algumas culturas, a data também era usada para celebrar alguns deuses. A partir do século 4, a igreja ocidental instaura o Natal como o dia do nascimento do messias.
Pensando o Natal como uma estação aguardada todos os anos, o musical conta essa história a partir de vozes que se encontram num lugar de espera pelo trem, na expectativa da chegada ou na tristeza da despedida. O Programa de Dança Experimental da UFMG, sob a coordenação da professora Isabel Coimbra, está trabalhando no espetáculo desde agosto. O corpo artístico é composto por professores, alunos e ex-alunos da universidade, além de pessoas da comunidade.
Serviço: Estação Natal
Quando: 16 de dezembro, às 19h
Onde: Prédio da Rainha da sucata – Avenida Bias Fortes, 50, Lourdes, BH
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Entrada Gratuita