Home Eventos FLI BH – Programação de sábado

FLI BH – Programação de sábado

by Paloma Morais

Foto: Ricardo Laf / Divulgação

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte FLI-BH e a Primavera Literária seguem com programação diversificada e gratuita até domingo no Centro de Referência da Juventude. Serã mais de 200 atrações culturais gratuitas que acontecem de 9h às 20h. Entre elas, mesas de debates, oficinas, saraus, shows, narrações de histórias, exposições, feira de escritores, ilustradores e editoras independentes, mostra de cinema e literatura, bibliotecas para bebês, intervenções urbanas e sessões de autógrafos. O FLI-BH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE), que reúne 49 editoras independentes em uma feira de livros com descontos de 10 até 50% no festival. 

Veja a programação deste sábado:

16 DE SETEMBRO, SÁBADO

UM GIGANTE DA RESISTÊNCIA: 50 ANOS DO SUPLEMENTO LITERÁRIO DE MINAS GERAIS

10h :: Auditório

Ângelo Oswaldo (BH) – É escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público. Formou-se em Direito pela UFMG e cursou o Instituto Francês de Imprensa, em Paris, onde foi editor da Gallimard. Foi prefeito de Ouro Preto por três mandatos, presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC) e membro dos conselhos do IPHAN, Fundação de Arte de Ouro Preto e Patrimônio Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte.Presidente da Associação Brasileira de Cidades Históricas e vice presidente da Rede de Cidades Barrocas da América Latina. Atualmente, é Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Eneida Maria de Souza (BH) – É Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG. Publicou, dentre outros, os livros Crítica Cult (UFMG), Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica (UFMG), O século de Borges (Autêntica) e A pedra mágica do discurso (UFMG). É professora-visitante em várias universidades brasileiras, como UFBA, UERJ, PUC/Rio, UFJF, UFRN, UFC, UFRS, além de universidades estrangeiras, como Nottingham (Inglaterra), Poitiers (França), San Andrés (Argentina). Integra o Conselho Editorial do Suplemento Literário de Minas Gerais. 

Jaime Prado Gouvêa (BH / SUBSL) – É escritor. Integrou o grupo responsável pelo Suplemento Literário do “Minas Gerais”, criado por Murilo Rubião, em algumas de suas fases e atualmente é seu diretor. Publicou os livros de contos Areia tornando em pedra (Editora Oficina),  Dorinha Dorê (Interlivros), Fichas de vitrola (Guanabara), vencedor do Prêmio Nacional  Guimarães Rosa da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Fichas de vitrola & outros contos (Record), finalista do Prêmio Jabuti 2008, e o romance  O altar das montanhas de Minas (Record).

      

Mediadora: Branca Maria de Paula (BH) – Escritora, fotógrafa e roteirista. Publicou, dentre outros, os livros Fundo Infinito, contos eróticos (Rosa Rumo), Pacífico, o gato (Paulinas) e De 100 não passa! (Dimensão). De 1983 a 1989, trabalhou com Murilo Rubião na Imprensa Oficial, onde foi repórter fotográfica e também atuou na redação do Suplemento Literário do Minas Gerais. 

 

LEITURAS DE ESCRITORA

10h30 :: Café Literário

Ana Carolina Neves (BH) – É bióloga e doutoranda em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na UFMG. Publicou os livros Espia das montanhas e Pantanáutilus, ambos pela FTD.

Silvana de Menezes (BH) – É graduada em Belas Artes, com especialização em Cinema de Animação pela UFMG. Transita por alguns dos inúmeros e vastos caminhos da arte. Além de escritora é artista plástica, roteirista, ilustradora e cenógrafa.
Publicou, dentre outros, Tão Longe, tão Perto (Lê),  Joana e o pé de feijão (Abacatte), Cabelinho vermelho e o lobo mau (Abacatte), A ovelha negra da Rita (Cortez), Meninas, bah! (Lê).

Mediadora: Érica Lima (BH) – É doutora em Literatura Brasileira pela UFMG, atriz e dramaturga. Integra a equipe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

 

PALESTRA ILUSTRADA: AS IMAGENS DE TODOS OS CANTOS, com Nelson Cruz

11h :: Arena

Nelson Cruz (Santa Luzia – MG) – É escritor e ilustrador. Em 2002 foi indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) ao Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração e em 2004 para a Lista de Honra, ambos promovidos pelo International Board on Books for Young People (IBBY). Recebeu os mais importantes prêmios literários, como o Jabuti, Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras e Associação Paulista de Críticos de Arte.

 

SARAU DAS MANAS, com Thais Kas

13h30 :: Palco Guaicurus

POESIA E MÚSICA NA PERIFERIA: A VOZ DOS SARAUS

14h :: Auditório

Crystal Valentine (EUA) – É poeta, performer, ativista e educadora. Participa de circuitos internacionais de slam, tendo sido campeã em muitos deles. Militante, seus poemas contemplam pobres, negros, pessoas trans e minorias, numa constante contestação do status quo.

Flávio Renegado (BH) – Cantor e compositor nascido e criado na comunidade Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. Sua trajetória artística surgiu no movimento hip hop, mas sua música contempla um estilo cada vez mais diversificado. Tem três discos lançados – Do Oiapoque a Nova York (2008); Minha Tribo é o Mundo (2011) e Outono Selvagem(2016) e também o DVD Suave ao vivo (2014). É fundador da ONG A Rebeldia, com sede no Alto Vera Cruz.

Nívea Sabino (Nova Lima – MG) – Poeta-Slammer, é educadora social, atua na Coordenação Política do Fórum das Juventudes da Grande BH. É graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela PUC-Minas. Tem trajetória de ativismo poético, fazendo a discussão de Direitos Humanos e enfrentamento ao racismo, à lesbofobia e ao sexismo através da palavra pelos Saraus de Periferia de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Iniciou suas intervenções poéticas em 2010, freqüentando o Coletivoz Sarau de Periferia na região do Jatobá/BH e participa de competições de poesia falada – Slam’s, desde 2014.  Em 2016, lançou seu primeiro livro: Interiorana (Padê Editorial, Poesia Marginal).

Porsha Olayiwola (EUA) – É Campeã do Mundial de Slam e também guarda o título de Campeã Nacional de Slam. Poeta, performer, feminista do hip-hop, nasceu em Chicago, e atualmente reside em Boston, onde organiza, escreve e atua como arte-educadora. Em julho de 2014, fundou   The HouseSlam com a poeta Janae Johnson, primeiro espaço especializado em poesia SLAM de Boston. Conta histórias que são silenciadas ou apagadas, que reúnem comunidades e, talvez, de alguma maneira, mudam o mundo.

Rogério Coelho (BH) – É poeta, dramaturgo e pesquisador da poesia marginal. Foi um dos fundadores, em 2008, do Coletivoz Sarau de Periferia, um dos mais antigos coletivos de saraus de Belo Horizonte, e um dos pioneiros na organização de batalhas de Slam na capital e região metropolitana, contexto de criação, por sua iniciativa, do Slam Clube da Luta, de repercussão internacional. É autor de uma pesquisa de mestrado intitulada “PalavrAÇÃO: Coletivoz e Slam Clube da Luta” sobre o movimento poético-performático desses coletivos, defendida da Escola de Belas Artes da UFMG.

Mediador: César Gilcevi (BH) – É poeta, músico e produtor cultural. Lançou, com a banda Carolina Diz, os discos Se perder (2004) e Crônicas do amanhecer (2008).Foi gestor do Centro Cultural Alto Vera Cruz, onde criou, em parceria com a comunidade, projetos importantes como a Semana Hip Hop de BH e a campanha Amor ao Alto Vera Cruz. Lançou, em 2016, seu primeiro livro Os ratos roeram o azul (Letramento).Atualmente é vocalista da banda Cadelas Magnéticas.

 

LEITURAS DE ESCRITOR

15h :: Café Literário

Carlos Herculano Lopes (BH) – É jornalista e escritor. Publicou, dentre muitos outros, A dança dos cabelos (Record), premiado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, O estilingue (UFMG), Coisa do Bicho (Lê), O último conhaque (Record) e Sombras de julho (Atual).

Ronaldo Simões Coelho (BH) – É escritor. Publicou dezenas de livros, sendo que muitos deles se tornaram clássicos da literatura para crianças no Brasil, com tradução para outras línguas. É autor de Macaquinho, com ilustrações de Eva Furnari (FTD), Bichos, com ilustrações de Angela-Lago (Aletria), Ratinhos, com ilustrações de Humberto Guimarães (Cia. das Letrinhas), O caso da banana, com ilustração de Angela-Lago (RHJ), Rapunzel e o Quibungo, com Cristina Agostinho, ilustrações de Walter Lara (Mazza), dentre muitos outros.

Mediador: Rodrigo Teixeira (BH) – É escritor, narrador de histórias e bibliotecário da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Integra o Coletivo Simples.

 

SARAU LÁ DA FAVELINHA, com Kdu dos Anjos (BH)

16h :: Palco Guaicurus

LITERATURA E FEMINISMO: A LUTA EM FORMA DE LETRA

17h :: Auditório

Flávia Péret (BH) – Escritora, professora de literatura, pesquisadora e arte-educadora, é mestre em Estudos Literários pela UFMG. Publicou os livros Imprensa gay no Brasil(Publifolha), 10 poemas de amor e de susto (Edição Independente),  A outra noite (Edição Independente) e Uma mulher (Edição Independente). Vencedora do Prêmio Folha Memória – Programa de Orientação de Pesquisa em História do Jornalismo Brasileiro, organizado pelo jornal Folha de S. Paulo (2010).  Integra o coletivo Habitantes, idealizador da XIA – Feira de Publicações Ultra-Independentes de BH.

Ivana Jinkings (SP) – É editora da Boitempo e da revista Margem Esquerda. Coordenou, com Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, a Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe e organizou, também pela Boitempo, As armas da críticaPor que gritamos Golpe? – para entender o impeachment e a crise política no Brasil, entre outros livros.

Regina Dalcastagnè (DF) – É professora titular da UNB. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea e edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Publicou, entre outros, os livros O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro (Editora UnB), Literatura brasileira contemporânea: um território contestado (Editora da UERJ) e Representación y resistencia em la literatura brasileñacontemporânea (Biblos).

Rosália Diogo (BH) – É doutora em Letras, com pós-doutorado em Antropologia da População Afro-Brasileira pela Universidade de Barcelona. Publicou os livros Mídia e Racismo (Mazza Edições) e Rasuras no espelho de Narciso (Mazza Edições).  É curadora do Instituto Cultural Casarão das Artes e coordenadora do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte/FAN.

Mediadora: Márcia Maria Cruz (BH) – É jornalista e doutoranda pelo Programa de Ciência Política da UFMG. É repórter do Jornal Estado de Minas, trabalhou nos principais jornais diários de Minas Gerais e foi colaboradora da Revista Carta Capital. Atuou em organizações não-governamentais com questões relacionadas à Comunicação e Movimentos Sociais. Foi presidente da ONG Oficina da Imagens de 2008 e 2012. É autora do livro Morro do Papagaio, que integra a Coleção BH. A cidade de cada um.

RODA DE CONVERSA: PENSAR A REGULAMENTAÇÃO DO OFÍCIO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

17h :: Café Literário

Christiane Castro (BH) – É advogada, atuante nas áreas de direito do trabalho, cultural, do entretenimento e do terceiro setor. Pós-graduanda em Direito do Trabalho pela PUC-MG, pesquisadora do PRUNART-UFMG, no Grupo de Estudo Trabalho, Economia e Globalização.  

Keu Apoema (BH) – É contadora de histórias e educadora. É especialista em arte-educação, mestra e doutoranda em Educação. Desenvolve projetos de narração de histórias há quase vinte anos, incluindo pesquisa, formação e espetáculos.

Rosana Mont’Alverne (BH) – É mestre em Educação, escritora, editora e contadora de histórias. Atualmente preside a Câmara Mineira do Livro. Criou o Instituto Cultural Aletria, que, dentre suas atividades, realiza cursos de formação de contadores de histórias.

Mediadora: Aline Cântia (BH) – É narradora de histórias, pesquisadora da cultura oral, mestre em Estudos Literários e doutora em Educação. Fundadora do Instituto Cultural Abrapalavra, já se apresentou em diversas partes do Brasil e do mundo.

18h – Lançamentos de Livros 

  • Desenvolvimento (in)sustentável – o que você tem a ver com isso?, de Pedro Emílio Gomes – Editora Semente Editorial
  • Adjoké e as palavras que atravessam o mar, de Patrícia Matos – Editora Nandyala
  • Mulheres incríveis; As coisas simples da vida, de Elaine Marcelina – Editora Nandyala
  • Venha quando for escuro, de Luís Henrique Novais – Editora Arte Desemboque 
  • Rastros de mentiras e segredos – coletânea de contos, de Cleudene Aragão, Maria Thereza Leite e Inês Cardoso, Vânia Vasconcelos e Ruth de Paula – Editora Expressão Gráfica e Editora
  • Quando ela voltar, de Paulo Henrique Bragança
  • Letra e tinta: dez contos vencedores do Prêmio Malê de Literatura, de Felipe Oliveira – Editora Malê 

CLUBE DO LIVRO: ENCONTROS E LEITURAS

18h30 :: Sala das Artes

Letícia Pimenta (BH) – É blogueira. Fundou e coordena o Clube do Livro de Belo Horizonte, que reúne jovens de toda a região metropolitana de Belo Horizonte em encontros bimestrais para trocar experiências sobre livros e leituras.

Juliana Gomes (SP) – É fundadora do Projeto Leia Mulheres,  inspirado na iniciativa da britânica Joanna Walsh. Atualmente, o Leia Mulheres conta com clubes de leitura em 23 estados brasileiros. 

Mediador: Samuel Medina (BH) – É escritor, narrador de histórias e mediador de leitura na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Integra o Coletivo Simples. 

FICTÍCIO PORQUE NARRADO: AUTOFICÇÃO E EXERCÍCIO DA LINGUAGEM

19h :: Auditório

Michel Laub (SP) – É escritor e jornalista. Publicou, dentre outros, os romances Diário da quedaO tribunal da quinta-feiraA maçã envenenada, Música anterior, todos pela Companhia das Letras. Seus livros estão traduzidos em dez idiomas e publicados em treze países. Recebeu os prêmios JQ-Wingate (Inglaterra), Transfuge (França) e Jabuti. Foi finalista de prêmios como o International Dublin LiteraryAward (Irlanda), Correntes d’Escritas (Portugal) e Portugal Telecom (Brasil / Portugal).

Marcia Denser (SP) – É jornalista, contista e romancista. Desde 1997 atua como curadora de literatura no Centro Cultural São Paulo e colunista do site Congresso em Foco, no qual escreve sobre cultura e política. Publicou, dentre outros, os livros Diana caçadora / Tango fantasma(Ateliê Editorial), Toda prosa (Nova Alexandria), Caim – sagrados laços frouxos (Record). Tem contos traduzidos para o alemão, holandês e inglês.

Maria Valéria Rezende (João Pessoa – PB) – Graduada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy e em Pedagogia, dedica sua vida à educação e alfabetização dos mais pobres. Em 2014, ganhou o Prêmio Jabuti pelo romance Quarenta dias (Alfaguara), semifinalista do Prêmio Oceanos e, em 2017, recebeu o Prêmio Casa de Las Américas pelo romance Outros cantos (Alfaguara). Publicou ainda Vasto mundo (Beca), Modo de apanhar pássaros à mão (Objetiva), O voo da guará vermelha(Objetiva), além de diversos livros infanto-juvenis, entre os quais se destacam No risco do caracol (Autêntica) e Ouro dentro da cabeça (Autêntica), vencedores do Prêmio Jabuti.

Eduardo Sabino (Nova Lima – MG)– É escritor. Publicou os livros de contos Ideias noturnas sobre a grande dos dias (Editora Novo Século) e Naufrágio entre amigos (Editora Patuá). Com o conto Sombras, venceu o concurso Brasil em Prosa 2015, organizado pelo jornal O Globo e a Amazon. É colunista do portal Literatura BR e um dos criadores do canal Literatura no Boteco, disponível no YouTube.

Mediador: Rogério Tavares (BH) –É jornalista, membro da Academia Mineira de Letras e do Pen Clube do Brasil. Atualmente, preside o BDMG Cultural. Cronista semanal do jornal Diário do Comércio, edita o sitewww.literaturanainternet.com.br

19h30 – Lançamentos de Livros 

  • Más Intenções, de Míria Oliveira – Editora Nandyala
  • Poesia & Afeto / Prosa, crônica & afeto / O sagrado e o profano, de Antônio Galvão – Editora Pequi
  • O jardim de Leocádia, de Maurício Lara – Páginas Editora
  • 50 conto$ sem propina, de Dimas Lopes – Páginas Editora 
  • Fio por fio, de Maria Aparecida Vasconcelos Lavigne – Editora Getsemani
  • Viver é meu Vício, de Domingas Alvim – Editora Letramento
  • Noites pretas, de Jalmelice Luz – Páginas Editoras
  • Paragens póeticas, de Luiz Carlos Prates
  • Ostracismo Poético, de Eduardo Ávila – Editora O Lutador
  • 120 semanas sem Estrela, de Rodrigo Ricardo – Poesias Escolhidas Editora
  • Amor e Intrigas, de Graziela Sanguinete – Editora Soares
  • Temos Vago, de h. henras – Crivo Editorial

PARA AS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS

16 de setembro, sábado

PRIMEIRAS LEITURAS: UM CONVITE PARA OS BEBÊS, Juliana Daher e Isaac Luis

10h30,  14h e 15h :: Biblioteca dos Bebê

 Oficina BRINCAR COM HISTÓRIAS NO TEATRO, com Marcelo Alexandre Xavier

10 e 13h :: Biblioteca

 SARAU DAS CRIANÇAS, com Letícia Gonçalves, Rodrigo Teixeira e Samuel Medina. Participação especial: Raisla Maria dos Santos e João Lucas dos Santos

11h :: Palco Guaicurus

Oficina MONTE SUA HISTÓRIA, com Wander Ferreira

14h :: Biblioteca

 Oficina LIVRO MINUTO, com Samuel Medina e a equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

15h30 :: Biblioteca

RODA DE LEITURA, com a equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

16h30 :: Biblioteca

Oficina MIOLO MOLE, com Wander Ferreira

17h30 :: Biblioteca

MOSTRA A LITERATURA NO CINEMA no Cine Santa Tereza

Rua Estrela do Sul 89 – Praça Duque de Caxias – Santa Tereza

16 de setembro, sábado, às 17h

Redemoinho (Jose Luiz Villamarim| Brasil| 2016| Drama| 100 min)

Em Cataguases, cidade de Minas Gerais, dois amigos acabam se reencontrando após muito tempo separados. Na véspera de Natal, os dois se reúnem para uma conversa regada a muita bebida, o que desperta em Luzimar e Gildo, a oportunidade de reavaliar seus caminhos e de falar sobre suas lembranças, seus remorsos e suas alegrias. Livremente inspirado no livro O Mundo Inimigo – Inferno Provisório Vol. II, de Luiz Ruffato.

Classificação indicativa: 16 anos

16 de setembro, sábado, às 19h

Mutum (Sandra Kogut| Brasil| 2007| Drama| 90 min)
Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é

também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-oao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo. Baseado em Manuelzão e Miguilim, de João Guimarães Rosa.
Classificação indicativa: Livre

OFICINAS

NO LUGAR DA LEITURA, A BIBLIOTECA, com Luiz Percival Leme Britto (Santarém – PA)
(Projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura 710/2015)

15 e 16 de setembro, sexta-feira e sábado, de 8h30 às 13h30

PARA DESPERTAR O OLHAR: LER, VER E TOCAR OS LIVROS COM AS CRIANÇAS, com Lúcia Hiratsuka (SP)
(Esta oficina integra o projeto Ler em família: leitura e literatura na primeira infância, viabilizado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)

15 e 16 de setembro, sexta-feira e sábado, de 14 às 18h

PEQUENO LABORATÓRIO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS , com Rodolfo Castro (Portugal)
16 de setembro, sábado, de 9h30 às 12h30

LEITURA UNIVERSAL, INTERPRETAÇÕES SINGULARES: A LEITURA COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA , com Mariana Rosa (BH)
(Esta oficina integra o projeto Ler em família: leitura e literatura na primeira infância, viabilizado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)

16 de setembro, sábado, de 9 às 13h. 

Oficina LIVRO DE ARTISTA, com César Maurício Alberto
16 de setembro, sábado, de 10 às 13h 

LIVRO EXPERIMENTO, com Santiago Régis (BH)
16 de setembro, sábado, de 14 às 17h

ÁUDIOVÍDEOPOESIA, com Zi Reis (BH)
16 e 17 de setembro, sábado e domingo, de 14 às 17h

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.