O Portal Alternativo da Cidade
terça-feira, maio 21, 2019

Localização

Sesc Palladium
Categoria

Data

07 maio 2019

Tempo

20:00

Valor

Gratuito

Mateus Aleluia traz | “Conversa AfroBarroca – Canto dos Recuados”

“Conversa AfroBarroca – Canto dos Recuados” é um projeto do baiano Mateus Aleluia, compositor, cantor e instrumentista, remanescente do grupo vocal “Os Tincoãs” (do clássico “Cordeiro de Nanã”, gravado pelo trio estelar João GilbertoCaetano VelosoGilberto Gil e Maria Bethania) e autor deste projeto cujo enredo tem como foco a mestiçagem artística cultural brasileira, ressaltando como o fio condutor deste processo a cultura e história da África.

“Conversa AfroBarroca – Canto dos Recuados”, apresenta-se em forma de palestra audiovisual sobre cultura afro-barroca e sua expansão humana para o Brasil com enfoque na temática da cultura africana, sua miscigenação com a cultura barroca trazida pelos europeus e com a cultura autóctone indígena, buscando sensibilizar o público para uma abordagem consciente sobre a história de um povo oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil, abordando o sincretismo cultural e religioso das culturas indígena, barroca e africana e o perfil cultural, que hoje, confere à Bahia a condição de poder afirmar que o Estado baiano é a maior expressão afro-descendente fora da África.

Com um repertório que atravessa o trabalho autoral de Mateus Aleluia, os Tincoãs e outros artistas como Caymmi, além de cânticos de domínio popular, canções indígenas e sambas de roda, o projeto alia música e palestra com conteúdo sobre a formação da sociedade brasileira. Conta ainda com o recurso audiovisual através de imagens produzidas para o projeto e trechos de filmes e documentários especialmente selecionados que são projetados em diálogo com a o repertório e o roteiro da palestra. Um ambiente envolvente toma conta do espectador, tendo em Mateus Aleluia um articulador dos diversos elementos da arte que provocam a plateia a desenvolver um questionamento consistente sobre os caminhos da nossa sociedade ao longo da história.

A arte não está dissociada das experiências mais elementares da vida, ao contrário. Acreditamos na relação profunda da educação com a cultura como instâncias fundamentais da vida que se relacionam para enriquecer a nossa forma de estar no mundo. Esse projeto nasce de uma reflexão e da própria vivência do artista e pedagogo Mateus Aleluia, que entende sua arte como colaboração para uma transformação do mundo em que vive.

O Canto dos Recuados tem a duração de 60 minutos e é apresentado por Mateus Aleluia, acompanhado de seu violão e Ricardo Campos (violoncelo). O recurso audiovisual é pensado para dilatar a experiência tanto das falas quanto das músicas. O material passeia por diversas referências, a exemplo de Milton Santos, luther King, Ghandi, Leopold Sedhat Sengaud que em determinado momento ganha destaque, até que voltamos a mergulhar no canto grave e profundo de Mateus Aleluia.

Após o recital/palestra abre-se a plenária para um debate. As apresentações serão abertas ao público em geral.
Entrada gratuita – retirada de ingressos 30 minutos antes da apresentação

Discussion about this mec-events

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

X